1789 – A história de Tiradentes

livro-1789 (1)

Nas aulas de História do meu tempo de escola, aprendi que Tiradentes foi um dentista barbudo que morreu enforcado em 21 de abril de 1792, traído por um tal de Joaquim Silvério dos Reis. Seu crime: tentar libertar o Brasil dos portugueses. Virou mártir e feriado nacional. E só. Os professores queriam que decorássemos datas e nomes de personagens. O por que dos fatos não importava. A consequência dessa forma de ensinar História era o total desinteresse do aluno, cansado da decoreba. Eu era um deles.

Muitos  anos se passaram até eu ter acesso a livros de História que, embora mencionassem datas e nomes de personagens (afinal, é importante), se preocupavam com os fatos. Ou seja: “por que aconteceu?” Sim, nenhuma revolução acontece sem ter um descontente; todo revolucionário age sob a influência de um fato ou de alguém. Afinal, a reação exige uma ação. Sem esta, aquela não tem razão de ser.

Foi seguindo essa linha que Pedro Doria escreveu 1789, que conta muito mais que a história de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Explica a Inconfidência Mineira; quem estava envolvido e por que se envolveu; e mostra os acontecimentos internacionais da época que influenciaram os inconfidentes. Eles queriam a independência de Minas Gerais, com o possível apoio do Rio de Janeiro e de São Paulo, e não a do Brasil inteiro, como se imagina.

1789 não é um livro chato. Conta uma parte importante da História do Brasil de uma forma que prende a atenção do leitor, deixando-o ansioso pelo desfecho mesmo sabendo que este será o enforcamento de Tiradentes. Ilustrado com fotos e mapas e apoiado na pesquisa séria em farta documentação, o livro de Doria nos faz compreender melhor um Brasil que ainda não deu certo, mas que melhorou muito graças a homens que arriscaram a própria vida por uma luta que não foi em vão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s